quinta-feira, 1 de julho de 2010

O que é o estresse?


O tema de hoje foi escolhido porque ele faz parte de nossa vida diária. Por ele, foi convidada pelo Movimento Cursilho de Cristandade para falar sobre o tema. Segue então o que foi exposto na palestra para os que não puderam ir, para os que foram e para todos que também como eu se interessam pelo tema.


1- O que é o estresse?

Reação natural do organismo que se prepara para lutar ou fugir.


2- Por que é considerado o mal do século junto com depressão?

Fatos novos do cotidiano e vida moderna aparecem, mas a estratégia bióloga é antiga e traz resultados insatisfatórios para o manejo do estresse. O problema é que nossas condições de vida fazem com que as reações sejam longas e o ser humano muitas vezes não conhece o que o ameaça, portanto não pode fugir. E assim, o organismo não volta ao normal.


3- O que causa o estresse?

Ameaças súbita; violência urbana diária e sensação de insegurança; acidentes ou lesões corporais; dificuldades sexuais; doenças prolongadas; morte de pessoas próximas; problemas financeiros; conflitos permanentes no trabalho ou em casa; divórcio ou problemas nos relacionamento; excesso de atividade e má distribuição do tempo; acúmulo de raiva e sentimentos negativos; descontrole diante de situações críticas; preocupação excessiva; dificuldade de lidar com as perdas; descontrole diante de situações críticas; falta de descanso e lazer.


4- Quais os primeiros sinais de estresse?

Diminuição do rendimento diário; faltas na escola ou no trabalho; insatisfação, reclamações, monotonia; indecisão, julgamentos errados; piora na organização, atrasos de tarefas, perda -de prazos; insônia, sono agitado, pesadelos; irritabilidade, explosividade; a concentração e a memória diminuem; coisas que davam prazer se tornam uma sobrecarga; uso de férias, feriados e finais de semana para colocar o serviço em dia; diminuição de entusiasmo e prazer pelas coisas; Falta de entusiasmo e prazer


5- Quais são os sintomas psicológicos com o agravamento do estresse?
Cansaço, astenia, fraqueza; ganho ou perda de peso; diminuição da libido, impotência sexual, infertilidade; tentativa de relaxar com álcool, nicotina, drogas ou excesso de comida; dificuldades de memória e concentração; inibição do crescimento; doenças da tireóide, asma, alergias; irritabilidade e nervosismo; exacerbação de atos falhos e compulsivos; medos; depressão: queda ou aumento do apetite, alterações do sono, apatia, dentre outros tantas conseqüências.

6- Como prevenir e controlar o estresse?

Pratique uma técnica de relaxamento ou massagens

Afaste-se de situações angustiantes ou conflituosas

Equilibre lazer, família e trabalho

Pratique uma técnica de relaxamento ou massagens

Afaste-se de situações angustiantes ou conflituosas

Evite levar para casa problemas de trabalho

Equilibre lazer, família e trabalho

Vá a livrarias, cinemas ou museus

Tome uma bebida calmante

Procure diferentes tipos de aconselhamento.

Planeje seu orçamento

Conheça seus sentimentos e personalidade

Mantenha hábitos saudáveis

Não tente ser perfeito

Aprenda com os erros e situações

Procure soluções atingíveis

Aprenda a dizer “não”

Viva cada dia por vez, como se fosse o último


Saber dos sintomas e como controlar o estrese é fundamental nos dias de hoje. Use as informações à seu favor, vá a luta contra o perigoso estresse, mexa-se, descanse, busque soluções e seja mais feliz!!








Publicado por Psicóloga Patricia Machado Visite também: http://blog.psicodiálogos.zip.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário