SERVIÇOS PRESTADOS PELA PSICÓLOGA


Orientação Vocacional 

      A Orientação Vocacional é um processo que alia autoconhecimento, coleta de informações sobre o mercado de trabalho e emprego, conhecimento sobre as opções de cursos disponíveis pelas escolas técnicas, faculdades e universidades, para finalmente viabilizar uma escolha profissional mais consciente.
      A Orientação Vocacional ocorre em 8 encontros de 1h se o processo for individual ou 8 encontros de 1h30 se os encontros forem em grupos de até seis pessoas. 
      Para fazer a Orientação Vocacional, não há limite de idade ou série. Qualquer estudante ou mesmo um profissional  pode ter dúvidas quanto ao seu futuro e futuras escolhas ou ter dúvidas sobre as escolhas já realizadas. Portanto, se a escolha da profissão está se tornando angustiante, procure pelo serviço de Orientação Vocacional.

 Psicoterapia infantil individual
 
       A psicoterapia infantil é mais comum do que se imagina. Muitas crianças de nossa sociedade sofre com as mudanças do ciclo de horários, rotinas estressantes, pais em conflito, separados ou distantes, excesso de informação, violência, ambiente adoecedor. As crianças sofrem tão quanto ou mais do que os adultos, o que interfere na escola, no aprendizado, na vida social, no sono, na alimentação.... as consequências são imensas.
       O trabalho com a criança é em conjunto com os pais, que ora participam das sessões com a criança, ora têm uma sessão quinzenal ou mensal, específica para eles.

 Psicoterapia do adolescente individual
       A adolescência é uma fase muito importante, pois é nela que há a busca da identidade, a busca pela independência dos pais e familia, a descoberta do corpo e a sexualidade é ainda mais aflorada.A busca pela identidade se dá pela confrontação: dos valores da família, das leis, dos costumes, das regras e limites. Daí surgem muitos problemas familiares e sociais com o adolescente. Essa crise da adolescência, que é um processo normal, pode se transformar em patológico dependendo da evolução e desenvolvimento do adolescente, do ambiente familiar e a própria personalidade. Muitos dos problemas da vida adulta aparecem ou desde a infância ou afloram na adolescência.
       A psicoterapia do adolescente se dá também em conjunto com a família, e é muito parecida com a psicoterapia infantil quando se trata do apoio da familia, mas as questões emergentes da idade, os conflitos, as dificuldades de relacionamento e escolhas profissionais e sentimentais são o foco de trabalho.

 Psicoterapia do adulto individual
        O paciente adulto também têm muitas questões, dificuldades, patologias, doenças a serem resolvidas e trabalhadas. Alguns dos problemas e patologias mais comuns são: a depressão, a sindrome do pânico, distimia, problemas conjugais, dificuldades sexuais, adoecimento oriundo do trabalho, como LER/DORT, síndrome de Burnout, estresse grave, problemas familiares com filhos e pais idosos. As queixas são muitas.
        A psicoterapia tem foco inicial na queixa, mas analisa também muitos outros fatores que contribuem para a saúde e o adoecimento, como fatores de personalidade, história de vida, doenças familiares, dentre outros fatores importantes. 


 Preparação para aposentadoria
       A aposentadoria é um rito de passagem muito importante na vida das pessoas profissionalmente ativas. A proximidade da aposentadoria pode trazer muita ansiedade e angústia a respeito do que fazer com todo o tempo livre que se terá, como a família se comportará com um "novo" membro em casa, como lidar com o sentimento de "inutil" perante a sociedade. Essas questões surgem por falta de planejamento.
      O processo de preparação para a aposentadoria ocorre individualmente ou em grupos de até quatro pessoas. O proceso dura 10 encontros (ou dois meses e meio) e tem três etapas: entrevista inicial individual, encontros grupais com temas diversos envolvendo vivências e palestras, e entrevistas individuais para encerramento do processo e avaliação geral do processo percorrido. São para aqueles que estão há um ano para se aposentar ou para aqueles que já estão aposentados há um ano.

 Acompanhamento psicológico da gravidez
   
       A gestação é um período de transição que faz parte do processo normal do desenvolvimento humano. Há grandes transformações, não só no organismo da mulher, mas no seu bem-estar, alterando seu psiquismo e o seu papel sócio-familiar. A literatura indica que o período gravídico-puerperal é a fase de maior incidência de transtornos psíquicos na mulher, necessitando de atenção especial para manter ou recuperar o bem-estar, e prevenir dificuldades futuras para o filho. A intensidade das alterações psicológicas dependerá de fatores familiares, conjugais, sociais, culturais e da personalidade da gestante. 
       O acompanhamento pode ocorrer individualmente com a psicoterapia ou pode ocorrer em grupos de até quatro gestantes. Palestras, vivências, dinâmicas, troca de experiências também fazem parte do acompanhamento.
   
 Acompanhamento para enfermos

 Avaliação psicomotora e psicopedagógica

 Avaliação neuropsicológica, intelectual e personalidade

 Consultoria empresarial e projetos escolares

 Cursos e supervisão para psicólogos

 Palestras

    Alguns temas de interesse:

- Guia do chefe e chefiado
- O estresse: causas, consequências, prevenção
- A crise da adolescência
- Limites para os pais e para os filhos
- Perseverança
- Não veja urubu no espelho
- A depressão nos dias de hoje
- A crise da meia idade