quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Manual de sobrevivência com chefes - I

Todos nós já tivemos ou conhecemos diferentes tipos de chefes. Os chefes depois das sogras estão como as pessoas mais odiadas do mundo. A proximidade e a rotina diária de trabalho fazem com que pontos fortes e fracos de cada um sejam evidenciados e escancarados. Os defeitos mais ainda.

Aqui vão uma série de tipos de dez chefes. Neste primeiro post, vou trazer os primeiros dois tipos: o
preguiçoso e o paranóico. Saber o tipo de chefe, como ele é e como ele age é ponto fundamental para evitar conflitos, melhorar resultados e até manter seu emprego na empresa.

O PREGUIÇOSO


Como ele é?
Passa as tarefas como se não estivesse sendo centralizador, mas o que ele realmente quer é se aproveitar de você e colher os louros com isso.

Como lidar com ele?
Conversar com outros colegas para ter certeza do que está acontecendo. Depois, tentar argumentar com o chefe que as muitas tarefas assumidas dificultam o trabalho, o rendimento que gostaria de dar e os resultados obtidos por você. Tente ser o mais neutro possível, para não se comprometer nem acusá-lo.

O PARANÓICO


Como ele é?
Pensa que todos na empresa conspira contra ele, age assim, vivendo entre o sentimento de se achar o melhor e o autodesprezo. No fundo, se considera onipotente.

Como lidar com ele?
Saber os motivos de tanta insegurança e medo é fundamental. Mostrar a ele que pode confiar em você, que o ajudará no que for possível. Mas cuidado para não se oferecer demais para não ser sobrecarregado de tarefas delegadas por ele.

Vá a campo e descubra se seu chefe é um dos tipos acima. Na parte II trarei os tipos incompetente e centralizador. Fique blogado. (Fonte: Revista Você s/a, janeiro de 2007, edição 103)


Publicado por Psicóloga Patricia Machado
Visite também: http://blog.psicodialogos.zip.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário